O curso de Pedagogia abrange a formação do(a) educador(a) num sentido amplo que contemple a educação formal, prioritariamente, a educação não formal e popular. A primeira, entendida nas práticas educativas desenvolvidas no sistema de ensino em que a instituição escolar configura-se como principal espaço de atuação do pedagogo, a segunda, que apresenta como espaço de atuação as várias outras instituições, associações, organizações e grupos dos diferentes segmentos da sociedade. Finalmente, a terceira está voltada para uma educação comprometida e participativa orientada na perspectiva dos direitos de todos os cidadãos utilizando os diferentes saberes das comunidades como pedra de toque do ensino.

Portanto, o presente projeto apresenta as bases da formação de um profissional cujo alicerce de atuação é a docência, pautado pela unidade teoria-prática, tendo a totalidade e a interdisciplinaridade como categorias privilegiadas. 

Finalmente, é importante ressaltar que este Projeto não pretende ser um documento definitivo, ao contrário, deve assumir caráter dinâmico, possibilitando mudanças que estejam sempre de acordo com os interesses e necessidades de uma sociedade justa e igualitária.Justificativas A oferta do Curso Normal Superior, pela Faculdade Geremário Dantas, foi autorizada pelo Parecer nº 3.297, de 23/09/2005. O curso, então, vem sendo oferecido desde 2005.Justifica-se esta solicitação inicial em virtude de estarmos cientes que o perfil dos professores do ensino básico nacional levantado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recentemente, dá conta de que cerca de 30% dos docentes atuantes nesse nível de ensino são possuidores de formação pedagógica em nível médio (curso normal); acrescem a estes, 5% de professores portadores de titulação de nível médio, porém sem formação pedagógica e 5% que têm curso superior, porém sem formação pedagógica (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, 2004).Esta comprovação leva-nos a encarar esta realidade e buscar, da melhor maneira possível, contribuir com uma formação docente de qualidade, pois sabemos que a responsabilidade pelo preparo do aluno para as séries e níveis subseqüentes de escolaridade recai sobre o professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. É necessário ressaltar, também, que esse profissional é desenvolve, ao mesmo tempo, a base dos estudos nas áreas de Linguagem, Estudos Sociais, Matemática e Ciências. Pode-se, portanto, perceber que instrução competente nas séries iniciais assegura o êxito nos estágios posteriores da escolaridade. 

Formar o pedagogo habilitado para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Garantir o desenvolvimento de múltiplas competências, habilidades e saberes necessários à gestão de processos educativos e da organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino, formação de cidadãos; consciente da realidade brasileira, com base teórica aliada à competência ética, técnica e política e capaz de pesquisar na área educacional e diagnosticar problemas para apresentar soluções no campo da educação escolar, não-escolar e popular.

1° Semestre 

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
101Filosofia da Educação041603200
102Introdução à Pesquisa02801600
103Leitura e Produção Textual A041605h3500
104Psicologia da Educação041603200
105Sociologia da Educação041603200
106Optativa A02801600
TOTAL208005h16.300

 2° Semestre 

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
201Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.041603200
202Psicologia da Aprendizagem02801600
203Leitura e Produção Textual B041605h3500
204História da Educação041603200
205Estrutura e Funcionamento da Educação Básica041603200
206Prática Pedagógica I: Escola: espaço político e pedagógico028020h*1600
TOTAL2080020h*5h16.300

3° Semestre  

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
301Didática, Teoria Pedagógica e Avaliação A0416010h3800
302Leitura e Produção Textual C02805h1900
303Arte-Educação028010h2200
304Comunicação, Educação e Tecnologias Educacionais.028010h2200
305Fundamentos da Matemática041603200
306Literatura Infantil04803200
307Prática Pedagógica II: Cotidiano Escolar028020h*1600
TOTAL2080020 h*35h18.100

4° Semestre  

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
401Didática, Teoria Pedagógica e Avaliação B0416010h3800
402Fundamentos Teóricos e Metodológ. da Educação Especial028010h2200
403Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática0416010h3800
404Metodologia da Pesquisa I028010h2200
405Cultura Religiosa02801600
406Fundamentos Teóricos e Metod. da Educação Infantil0416010h3800
407Prática Pedagógica III: Sala de aula – espaço social028040h*1600
TOTAL2080040 h*50h19.000

5° Semestre  

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
501Meio Ambiente e Saúde02805h1900
502Optativa B02801600
503Fundamentos Teóricos e Metod. da Ed. de Jovens e Adultos0416010h3800
504Fundamentos Teóricos e Metodológicos Da História0416010h3800
505Fundamentos Teóricos e Metodológ. da Língua Portuguesa0416010h3800
506Metodologia da Pesquisa II028010h2200
507Prática Pedagógica IV: Ação Docente028040h1600
TOTAL2080040 h*45h18.700

6° Semestre   

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
601Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências0416010h3800
602Teoria e Prática da Supervisão Educacional028010h2200
603Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia0416010h3800
604Ética, Educação e Sociedade02801600
605Fundamentos Teóricos e Método. dos Anos Iniciais do E F0416010h3800
606Trabalho de Conclusão de Curso I028010h2200
607Prática Pedagógica V: Formação do Educador028060h*1600
TOTAL2080060 h*50h19.000

7° Semestre  

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
701Corpo e Movimento02801600
702Teoria e Prática da Orientação Educacional028010h2200
703Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização0416010h3800
704Fundamentos Teóricos e Metodologia da Libras028010h2200
705Educação Popular02801600
706Optativa C02801600
707Projetos para a Educação Infantil028010h2200
708Trabalho de Conclusão de Curso II028010h2200
709Prática Pedagógica VI: Múltiplos olhares na Educação028060 h*1600
TOTAL2080060 h*50h19.000

8° Semestre   

CÓDCOMPONENTES CURRICULARESCRCHCH/ECH/PTOTAL
801Currículo, Cultura e Cotidiano Escolar028010h2200
802Educação, Trabalho e Movimentos Sociais.02801600
803Psicopedagogia e Educação02801600
804Teoria e Prática da Adm. Escolar na Educação Básica0416010h3800
805Pedagogia Empresarial02801600
806Projetos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental028010h2200
807Trabalho de Conclusão de Curso III02801600
808Optativa D02801600
809Prática Pedagógica VII: Gestão028060h*1600
TOTAL2080060 h*30h17.800
SUBTOTAL1606400300 h270h144.200
Oficinas Integradoras (08 – uma por semestre)400h400h
Estudos Acadêmico-científico-culturais100h
TOTAL GERAL

 CR= 02 tempos de aula de 40’ cada = 80’       CR= 04 tempos de aula de 40’ cada = 160’       * Não computado na c/h total

CARGA HORÁRIAMINUTOSTOTAL GERAL
Disciplinas144.2002.403 h
Oficinas Integradoras24.000400 h
TOTAL2.803 h
Estudos Acadêmico-científico-culturais6.000100 h
Estágio18.000300 h
TOTAL3.203 h