O Curso de Letras visa à formação de profissionais críticos, reflexivos, comsólidos conhecimentos de Língua e Literatura, para que desempenhem suas atividades na área docente, de assessoramento técnico, empresarial, de pesquisa e outras, nas quais se apliquem os conhecimentos da Língua enquanto instrumento de expressão e de comunicação. A habilitação em Português – Espanhol qualifica o profissional na línguapátria, além de oferecer recursos para que domine fluentemente a língua espanhola e que possua sólidos conhecimentos de sua literatura. Seu perfil é o de professor da matéria, de pesquisador, de tradutor, apto a desempenhar funções em que o bilingüismo Português/Espanhol seja necessário. Tal habilitação assume caráter bastante atualizado, na medida em que é notório o crescimento do idioma em questão como instrumento decomunicação no mundo atual. Quanto à literatura, especificamente, o profissional de Letras deve assumirperfil crítico, que o permita analisar a produção em língua portuguesa ou espanhola atual e sob perspectiva histórica. O profissional de Letras deve ser capaz de reconhecer e de valorizar a literatura como expressão da cultura de um povo, inserida num determinado contexto histórico. O licenciado em Letras, sendo um profissional docente, capacitado paraatuar no magistério dos anos finais do ensino fundamental e no magistério do ensino médio, deve estar apto a articular os saberes que definem sua identidade: – saber: conhecimento dos conteúdos de formação: específico, pedagógico,integrador;- saber pensar: refletir sobre sua própria prática profissional;- saber intervir: saber mudar/ melhorar, transformar sua própria prática. O licenciado em Letras que se pretende formar, deverá ser um profissionalda educação, formador de formadores, que enquanto intelectual consciente de sua responsabilidade político-social, assuma de forma crítica, criativa e construtiva a prática educativa que ocorre na escola e fora dela. Deverá, portanto, ser aquele educador que, na permanente investigação de sua prática pedagógica, repense e recrie a sua teoria, na relação do saber e do fazer. Campo de Atuação As competências e habilidades próprias do licenciado em Letras credenciam-no ao exercício profissional em áreas específicas de atuação, tais como:magistério das séries finais do ensino fundamental, magistério do ensino médioO trabalho educativo está presente não apenas na educação escolar, poisestende-se às diversas esferas da atividade humana. Inúmeras atividades revelam a necessidade desse profissional, além do campo da docência.O campo de ação do licenciado em Letras vem se definindo em váriasesferas:- na escola básica;- fora da escola, em projetos e instituições educativas ou em açõescoletivas e culturais com jovens, meninos de rua, idosos, mulheres etc.;- produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campoeducacional;- na organização de projetos e experiências educacionais escolares e nãoescolares JustificativaA oferta do Curso de Letras – Licenciatura em Português/Espanhol, peloInstituto Superior de Educação Geremário Dantas, localizado geograficamente na Zona Oeste do Rio de Janeiro, justifica-se pela pouca oferta dessa formação nesta e nas demais regiões do referido estado.Existe uma grande demanda de estudantes que procuram a qualificação naárea de Letras. A qualificação em língua espanhola garante seu destaque uma vez tratar-sede idioma em fase de expansão mundial. A integração de ambas as línguas – espanhola eportuguesa – atualmente representa fator principal para a evolução do Mercosul, assumindodesta forma importante papel na integração política, social, econômica e cultural dos países envolvidos. A integração dos referidos idiomas significa, também, fator importante aoestímulo de programas conjuntos de pós-graduação e intercâmbio entre IES de outros países, especialmente os integrantes do Mercosul.A oferta da referida licenciatura justifica-se, ainda, pelo reduzido número deprofissionais qualificados para atuarem no magistério de língua e literatura materna e espanhola na educação básica. De acordo com esses dados, o presente Projeto Pedagógico do Curso deLetras foi pensado de forma a contemplar três aspectos importantes na formação do educador:- aspecto de formação ética – visando à estruturação da personalidade doprofissional para sua formação ética e para a cidadania, capacitando-o para o campo de trabalho em que irá atuar e para outras necessidades, ainda nãodemandadas;- aspecto de formação humana – visando à formação do educador com vistas à sua atuação junto a crianças, a adolescentes e a adultos em suas atividades cotidianas;- aspecto de formação profissional – visando à capacitação científica etecnológica, com alto nível de competência, para o exercício de cargos,funções e desempenho das mais variadas tarefas, tanto no âmbito escolarcomo no profissional.

O Curso de Letras, através deste projeto e por meio de estratégias de ação a serem desenvolvidas por sua direção e seu corpo docente, tem por objetivo formar profissionais conscientes da realidade brasileira, com base teórica aliada à competência técnica e política, com vistas ao desenvolvimento de uma ação eficiente em suas áreas de atuação e capazes de:

– Formar profissionais críticos, reflexivos, com sólidos conhecimentos de Língua e Literatura, aptos à investigação que favoreça o processo contínuo para construir o conhecimento na área de atuação, através do uso de novas tecnologias, de consulta constante à bibliografias atualizadas, de avaliação permanente de seus orientados, de forma a exercer o papel pedagógico de maneira condizente com a realidade da qual participa, de ser um potencial investigador da cultura, hábil para a atividade de pesquisa e de extensão.

– Formar educadores conscientes do seu papel de transformadores da realidade, aptos a construírem em sua prática pedagógica espaço de reflexão sobre os fenômenos da linguagem, nas suas diferentes manifestações, combatendo quaisquer discriminações relativas ao uso da língua como elemento de expressão e comunicação.

– Estimular a pesquisa e a extensão, paralelamente ao ensino ministrado, com vistas ao desenvolvimento da capacidade de gerar conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulados com as demais áreas do conhecimento.

– Instruir profissionais capazes de exercer o pleno domínio da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola para a atuação nas mais diversas áreas, aptos a entenderem a língua e a cultura como elementos de mutação inesgotável e contínua;

– Formar profissionais aptos a realização do trabalho pedagógico de maneira coletiva, interdisciplinar e investigativa, capazes de desenvolver com outros professores e com os estudantes saberes educacionais, a partir de questões vividas na prática educativa.

 1° Semestre

DISCIPLINASCRCH
Filosofia da Educação480
Leitura e Produção Textual480
Estudos da Linguagem: Introdução240
Língua Espanhola I240
Introdução à Pesquisa240
Psicologia da Educação480
Pesquisa e Prática Pedagógica240
Estudos Acadêmico-científico-culturais240

2° Semestre 

DISCIPLINASCRCH
Sociologia da Educação240
Teoria Literária240
Estudos da Linguagem: Fonética/ Fonologia240
Língua Espanhola II480
Literatura Hispânica I240
Lingüística Aplicada à Produção de Textos I240
Língua Latina240
Optativa240
Pesquisa e Prática Pedagógica240
Estudos Acadêmico-científico-culturais240

3° Semestre 

DISCIPLINASCRCH
Cultura Religiosa240
Literatura Brasileira I240
Estudos da Linguagem: Morfologia240
Língua Espanhola III480
Literatura Hispânica II240
Lingüística Aplicada à Produção de Textos II240
Prática de Ensino da Língua Portuguesa I480
Pesquisa e Prática Pedagógica240
Estudos Acadêmico-científico-culturais240

4° Semestre 

DISCIPLINASCRCH
Cultura Ibero-Americana240
Literatura Brasileira II240
Estudos da Linguagem: Sintaxe240
Língua Espanhola IV480
Literatura Hispânica III240
Prática de Ensino da língua Portuguesa II240
Metodologia da Pesquisa480
Pesquisa e Prática Pedagógica – Campo120
Estudos Acadêmico-científico-culturais240
Estágio Curricular A Campo2 – 440 – 80

5º Semestre 

DISCIPLINASCRCH
Didática, Teoria Pedagógica e Avaliação240
Literatura Brasileira III240
Estudos da Linguagem: História da Língua240
Língua Espanhola V480
Comunicação, Educação e Tecnologias Educacionais240
Prática de Ensino da Língua Espanhola I480
Literatura Portuguesa I240
Pesquisa e Prática Pedagógica – Campo120
Estudos Acadêmico-científico-culturais120
Estágio Curricular B Campo2 – 540 – 100

6° Semestre 

DISCIPLINASCRCH
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica240
Trabalho de Conclusão de Curso480
Estudos da Linguagem: Estilística240
Língua Espanhola VI480
Prática Oral da Língua Espanhola240
Prática de Ensino da Língua Espanhola II240
Literatura Portuguesa II240
Estudos Acadêmico-científico-culturais120
Estágio Curricular C Campo2 – 540 – 100

CH – TOTAL 

Disciplinas Curriculares1.920 h
Pesquisa e Prática Pedagógica400 h
Estágio Curricular400 h
Estudos Acadêmico-científico-culturais200 h
TOTAL2.920 h