O Curso de Letras visa à formação de profissionais críticos, reflexivos, comsólidos conhecimentos de Língua e Literatura, para que desempenhem suas atividades na área docente, de assessoramento técnico, empresarial, de pesquisa e outras, nas quais se apliquem os conhecimentos da Língua enquanto instrumento de expressão e de comunicação. A habilitação em Português – Espanhol qualifica o profissional na línguapátria, além de oferecer recursos para que domine fluentemente a língua espanhola e que possua sólidos conhecimentos de sua literatura. Seu perfil é o de professor da matéria, de pesquisador, de tradutor, apto a desempenhar funções em que o bilingüismo Português/Espanhol seja necessário. Tal habilitação assume caráter bastante atualizado, na medida em que é notório o crescimento do idioma em questão como instrumento decomunicação no mundo atual. Quanto à literatura, especificamente, o profissional de Letras deve assumirperfil crítico, que o permita analisar a produção em língua portuguesa ou espanhola atual e sob perspectiva histórica. O profissional de Letras deve ser capaz de reconhecer e de valorizar a literatura como expressão da cultura de um povo, inserida num determinado contexto histórico. O licenciado em Letras, sendo um profissional docente, capacitado paraatuar no magistério dos anos finais do ensino fundamental e no magistério do ensino médio, deve estar apto a articular os saberes que definem sua identidade: – saber: conhecimento dos conteúdos de formação: específico, pedagógico,integrador;- saber pensar: refletir sobre sua própria prática profissional;- saber intervir: saber mudar/ melhorar, transformar sua própria prática. O licenciado em Letras que se pretende formar, deverá ser um profissionalda educação, formador de formadores, que enquanto intelectual consciente de sua responsabilidade político-social, assuma de forma crítica, criativa e construtiva a prática educativa que ocorre na escola e fora dela. Deverá, portanto, ser aquele educador que, na permanente investigação de sua prática pedagógica, repense e recrie a sua teoria, na relação do saber e do fazer. Campo de Atuação As competências e habilidades próprias do licenciado em Letras credenciam-no ao exercício profissional em áreas específicas de atuação, tais como:magistério das séries finais do ensino fundamental, magistério do ensino médioO trabalho educativo está presente não apenas na educação escolar, poisestende-se às diversas esferas da atividade humana. Inúmeras atividades revelam a necessidade desse profissional, além do campo da docência.O campo de ação do licenciado em Letras vem se definindo em váriasesferas:- na escola básica;- fora da escola, em projetos e instituições educativas ou em açõescoletivas e culturais com jovens, meninos de rua, idosos, mulheres etc.;- produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campoeducacional;- na organização de projetos e experiências educacionais escolares e nãoescolares JustificativaA oferta do Curso de Letras – Licenciatura em Português/Espanhol, peloInstituto Superior de Educação Geremário Dantas, localizado geograficamente na Zona Oeste do Rio de Janeiro, justifica-se pela pouca oferta dessa formação nesta e nas demais regiões do referido estado.Existe uma grande demanda de estudantes que procuram a qualificação naárea de Letras. A qualificação em língua espanhola garante seu destaque uma vez tratar-sede idioma em fase de expansão mundial. A integração de ambas as línguas – espanhola eportuguesa – atualmente representa fator principal para a evolução do Mercosul, assumindodesta forma importante papel na integração política, social, econômica e cultural dos países envolvidos. A integração dos referidos idiomas significa, também, fator importante aoestímulo de programas conjuntos de pós-graduação e intercâmbio entre IES de outros países, especialmente os integrantes do Mercosul.A oferta da referida licenciatura justifica-se, ainda, pelo reduzido número deprofissionais qualificados para atuarem no magistério de língua e literatura materna e espanhola na educação básica. De acordo com esses dados, o presente Projeto Pedagógico do Curso deLetras foi pensado de forma a contemplar três aspectos importantes na formação do educador:- aspecto de formação ética – visando à estruturação da personalidade doprofissional para sua formação ética e para a cidadania, capacitando-o para o campo de trabalho em que irá atuar e para outras necessidades, ainda nãodemandadas;- aspecto de formação humana – visando à formação do educador com vistas à sua atuação junto a crianças, a adolescentes e a adultos em suas atividades cotidianas;- aspecto de formação profissional – visando à capacitação científica etecnológica, com alto nível de competência, para o exercício de cargos,funções e desempenho das mais variadas tarefas, tanto no âmbito escolarcomo no profissional.
O Curso de Letras, através deste projeto e por meio de estratégias de ação a serem desenvolvidas por sua direção e seu corpo docente, tem por objetivo formar profissionais conscientes da realidade brasileira, com base teórica aliada à competência técnica e política, com vistas ao desenvolvimento de uma ação eficiente em suas áreas de atuação e capazes de:
– Formar profissionais críticos, reflexivos, com sólidos conhecimentos de Língua e Literatura, aptos à investigação que favoreça o processo contínuo para construir o conhecimento na área de atuação, através do uso de novas tecnologias, de consulta constante à bibliografias atualizadas, de avaliação permanente de seus orientados, de forma a exercer o papel pedagógico de maneira condizente com a realidade da qual participa, de ser um potencial investigador da cultura, hábil para a atividade de pesquisa e de extensão.
– Formar educadores conscientes do seu papel de transformadores da realidade, aptos a construírem em sua prática pedagógica espaço de reflexão sobre os fenômenos da linguagem, nas suas diferentes manifestações, combatendo quaisquer discriminações relativas ao uso da língua como elemento de expressão e comunicação.
– Estimular a pesquisa e a extensão, paralelamente ao ensino ministrado, com vistas ao desenvolvimento da capacidade de gerar conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulados com as demais áreas do conhecimento.
– Instruir profissionais capazes de exercer o pleno domínio da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola para a atuação nas mais diversas áreas, aptos a entenderem a língua e a cultura como elementos de mutação inesgotável e contínua;
– Formar profissionais aptos a realização do trabalho pedagógico de maneira coletiva, interdisciplinar e investigativa, capazes de desenvolver com outros professores e com os estudantes saberes educacionais, a partir de questões vividas na prática educativa.
1° Semestre
DISCIPLINAS | CR | CH |
---|---|---|
Filosofia da Educação | 4 | 80 |
Leitura e Produção Textual | 4 | 80 |
Estudos da Linguagem: Introdução | 2 | 40 |
Língua Espanhola I | 2 | 40 |
Introdução à Pesquisa | 2 | 40 |
Psicologia da Educação | 4 | 80 |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 2 | 40 |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 2 | 40 |
2° Semestre
DISCIPLINAS | CR | CH |
---|---|---|
Sociologia da Educação | 2 | 40 |
Teoria Literária | 2 | 40 |
Estudos da Linguagem: Fonética/ Fonologia | 2 | 40 |
Língua Espanhola II | 4 | 80 |
Literatura Hispânica I | 2 | 40 |
Lingüística Aplicada à Produção de Textos I | 2 | 40 |
Língua Latina | 2 | 40 |
Optativa | 2 | 40 |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 2 | 40 |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 2 | 40 |
3° Semestre
DISCIPLINAS | CR | CH |
---|---|---|
Cultura Religiosa | 2 | 40 |
Literatura Brasileira I | 2 | 40 |
Estudos da Linguagem: Morfologia | 2 | 40 |
Língua Espanhola III | 4 | 80 |
Literatura Hispânica II | 2 | 40 |
Lingüística Aplicada à Produção de Textos II | 2 | 40 |
Prática de Ensino da Língua Portuguesa I | 4 | 80 |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 2 | 40 |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 2 | 40 |
4° Semestre
DISCIPLINAS | CR | CH |
---|---|---|
Cultura Ibero-Americana | 2 | 40 |
Literatura Brasileira II | 2 | 40 |
Estudos da Linguagem: Sintaxe | 2 | 40 |
Língua Espanhola IV | 4 | 80 |
Literatura Hispânica III | 2 | 40 |
Prática de Ensino da língua Portuguesa II | 2 | 40 |
Metodologia da Pesquisa | 4 | 80 |
Pesquisa e Prática Pedagógica – Campo | 1 | 20 |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 2 | 40 |
Estágio Curricular A Campo | 2 – 4 | 40 – 80 |
5º Semestre
DISCIPLINAS | CR | CH |
---|---|---|
Didática, Teoria Pedagógica e Avaliação | 2 | 40 |
Literatura Brasileira III | 2 | 40 |
Estudos da Linguagem: História da Língua | 2 | 40 |
Língua Espanhola V | 4 | 80 |
Comunicação, Educação e Tecnologias Educacionais | 2 | 40 |
Prática de Ensino da Língua Espanhola I | 4 | 80 |
Literatura Portuguesa I | 2 | 40 |
Pesquisa e Prática Pedagógica – Campo | 1 | 20 |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 1 | 20 |
Estágio Curricular B Campo | 2 – 5 | 40 – 100 |
6° Semestre
DISCIPLINAS | CR | CH |
---|---|---|
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 2 | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 4 | 80 |
Estudos da Linguagem: Estilística | 2 | 40 |
Língua Espanhola VI | 4 | 80 |
Prática Oral da Língua Espanhola | 2 | 40 |
Prática de Ensino da Língua Espanhola II | 2 | 40 |
Literatura Portuguesa II | 2 | 40 |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 1 | 20 |
Estágio Curricular C Campo | 2 – 5 | 40 – 100 |
CH – TOTAL
Disciplinas Curriculares | 1.920 h |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 400 h |
Estágio Curricular | 400 h |
Estudos Acadêmico-científico-culturais | 200 h |
TOTAL | 2.920 h |